Sunday, April 01, 2007

Original Shundi

Originalmente ruim

O novo Shundi tem tudo o que um bom restaurante não precisa ter: uma decoração assinada, um maître bem-vestido desfilando entre as mesas, pedidos anotados num palmtop, monitor de plasma por todos os lugares e uma rosa vermelha entregue na saída por uma bonita hostess. Mas também tem tudo que um bom restaurante não pode ter: muita demora e erros nos pedidos, pista de dança com música barulhenta e turminhas kausando; um cardápio confuso e muito disfuncional, garçons esbarrando nas mesas e pedindo pra você se levantar pra que eles possam fazer o serviço deles. Original Shundi tem tudo que é dispensável e não tem o essencial.

Nada contra restaurantes bonitos e cheios de salamaleques, até gosto bastante desse tipo de lugar, tem aquela história de se comer com os olhos que é bem verdade. E depois, acho que se se preocupam com a aparência e o atendimento devem estar da mesma forma preocupados com a comida. Santa ingenuidade, Batman! Restaurantes desbragadamente bonitos têm grande chance de decepcionar. Como diria Clodovil, beleza não põe mesa.

Não culpo o Shundi pessoa física, pelo contrário, até me compadeci dele. Pode ter sido uma falsa impressão, mas ele parecia pouco à vontade no lugar. E na maior parte do tempo passava desesperado fiscalizando as mesas e tentando corrigir erros dos garçons. Vendo o sufoco do Shundi atendendo às reclamações das mesas como se estivesse numa enfermaria de pronto-socorro, fiquei imaginando que ele pode ter embarcado num empreendimento-roubada. Um sócio empresário deve tê-lo convencido que uma casa desse tipo era o canal. Ou, mesmo se o projeto foi idealização do próprio dono, ele já deve ter se arrependido, pelo menos deveria.

Nem acho que o lugar está fadado ao fracasso, deve fazer bastante sucesso ainda. Nativos do Itaim e simpatizantes devem lotar o sushi-dançante por muito tempo. Os lucros da casa devem ultrapassar os investimentos. O prejuízo vai ser só gastronômico mesmo, o prejuízo enorme de se ter um suhiman dos melhores fora do balcão.

Ah, sim, esqueci de falar da comida propriamente dita: até que era boazita. Não fosse a enguia servida bem quente e o salmão skin bem gelado, parecendo um torresmo de peixe amanhecido, até que daria uma boa nota para os suhis e sashimis. Talvez os pedidos feitos e que nunca chegaram à minha mesa estivessem muito mais gostosos do que tudo que comi lá. Sempre aposto mais na qualidade dos pratos que não comi.

Pobres chefs. Estão à mercê dos empreendedorismo dos empresários que planejam seus restaurantes.
Pobre Shundi. Um sushiman fora do aquário.




Cotação: 1 sushi-dançante

7 Comments:

Blogger Fabio said...

Ó, suhsi, não chores por mim!

9:24 AM, April 08, 2007  
Blogger eumesmo_77 said...

FICO IMPRESSIONADO COM UMA ATITUDE DE PESSOAS TÃO INFELIZES COMO VOCÊ. SOU CLIENTE DO SHUNDI A MILENIOS, TALVEZ BEM ANTES DE VOCÊ TER SE TORNADO ESTÚPIDO ( SE É QUE ALGUM DIA VOCÊ NÃO FOI) OU DESDE QUE COMEÇOU A FICAR COM INVEJA DE PESSOAS BEM SUCEDIDAS. ACHO QUE VOCÊ DEVE ESTAR BEM INFELIZ REALMENTE, POIS NADA QUE EXPERIMENTA, NADA QUE COME TEM GOSTO PARA VOCÊ. TALVEZ PORQUE já ESTEJA ENVENENADO COM SEU PROPRIO FEL E POR ISSO TANTO AMARGOR NA BOCA. TALVEZ NÃO ENCONTRE TAMBÉM UMA SANTA ALMA NA SUA VIDA QUE POSSA TER PACIÊNCIA PARA FICAR OUVINDO SUAS RECLAMAÇÕES DIA E NOITE. TALVEZ SEJA INFELIZ POR QUÊ SEJA RICO E NÃO SABE O QUE FAZER COM SEU DINHEIRO. OU PLEO CONTRÁRIO E NÃO CONSEGUE CHEGAR A NENHUM LUGAR.SERÁ QUE NÃO EXISTE ALGUÉM QUE RECEBA DINHEIRO PARA OUVIR RECLAMAÇÕES??? EM SÃO PAULO, UMA CIDADE TÃO GRANDE , DEVE OFEREVER SERVIÇO DESSE TIPO PARA PESSOAS COMO VOCÊ.

ACHO QUE O QUE TE DEIXOU TÃO AGUDAMENTE TRANSTORNADO, FOI O FATO DE VOCÊ TER VISTO TANTA ENERGIA BOA, TANTA GENTE FELIZ E TANTO SUCESSO. TALVEZ POR QUE NÃO TENHA SIDO O SEU . OCUPE SUA VIDA COM ALGO MAIS POSITIVO, COMO POR EXEMPLO: TENTAR SE TORNAR ALGUÉM MELHOR E AMPLIAR ESSA SUA VISÃO TÃO ESTREITA E MESQUINHA DA VIDA.

11:50 AM, May 05, 2007  
Blogger Rafael Azevedo said...

Eu fico impressionado é com a sua covardia, (des)prezado comentador. Assinar como "eumesmo_77" é coisa digna de um verme desprezível. Você não merece nem o tempo que estou perdendo com essa resposta.

Também fiquei impressionado com sua burrice. Quer dizer que você é cliente do Shundi "A MILENIOS"? Será que você não quis dizer "há milênios"? Acho que o fel a que você se referiu está é na sua língua -- e pelo visto já transbordou para o cérebro.

Agora o que me impressiona mesmo é sua canhestrice. Afinal, que tipo de pessoa ainda escreve, em pleno ano de 2007, um parágrafo inteiro em letras maiúsculas? Achei que todos os velhotes já soubessem mexer direito no computador a essa altura do campeonato.

Me impressiona também sua insistência: percebe-se pelo seu IP (200.171.135.88) que você não sai daqui desse blog; entra aqui mais de sete, oito vezes por dia. É a pessoa que mais acessa ele, talvez mais do que nós mesmos que o escrevemos.

Sua bizarrice também é impressionante: sempre lendo o mesmo post, e sempre procurando no google por "Original Shundi". Que sujeitinho curioso!

Se você realmente não gosta do que leu aqui, por que continua voltando? Alguma espécie de perversão? Você realmente é uma pessoa estranha, comentarista anônimo e covarde.

Você fede, infeliz. Volta lá pra pista do Shundi com os outros "shiny happy people".

10:14 PM, May 09, 2007  
Blogger Angela said...

Conheço o Shundi, desde a Rafael de Barros, e como estou vivendo fora do Brasil, não sabia que ele tinha saído do "Shundi & Tomodashi", que aliás é (ou era?) maravilhoso, tanto a comida, como o espaço e o atendimento.
Uma pena o Original Shundi estar com estas falhas, espero que em breve sejam sanadas, pois o Shundi é um dos chefs que gosto e respeito.
Deixo aqui meus votos de sucesso para o Shundi!
Abraços

Angela Bermejo Martinez

12:12 PM, July 05, 2007  
Blogger Gucha said...

Olá

Só passei aqui para dizer que o Original Shundi foi eleito pelo guia da Folha de São Paulo o melhor restaurante de São Paulo.

Por favor nunca mais diga mal do Shundi e muito menos dos seus sócios por que um deles é meu amigo de infância, tenha certeza que ele é uma das pessoas mais maravilhosas que já tive o prazer de conhecer ...

Espero que o Sr seja um pouco menos ácido em suas críticas.

Sucesso para todos, inclusive para o Sr.

Abraços

8:28 AM, December 14, 2007  
Blogger Rafael said...

Gutcha, não acha um pouco ditatorial você dizer se podemos ou não falar mal do restaurante? Somos um blog de OPINIÕES e CRÌTICAS GASTRONÔMICAS, e, portanto, somos obrigados a dizer ao leitor se um restaurante é bom ou ruim. Se o restaurante é ruim e o serviço é pior ainda, temos a obrigação de dizer isso; não estamos sendo ácidos, e sim verdadeiros.

A propósito, o Original Shundi nunca foi elegido sequer "melhor restaurante japonês" de SP, quando mais "Melhor Restaurante" da cidade, por nenhum órgão de mídia. E, mesmo que tivesse, nós não temos a obrigação de ter a mesma opinião que eles.

A propósito, a crítica foi escrita pela Dani, então provavelmente você devia endereçar seu desejo de sucesso "à Sra." e não "o Sr.".

Obrigado por seu comentário.

Abraços,
Rafael

(Aliás, qual o problema deste restaurante, que tantos "cães de guarda" vêm defendê-lo por aqui? Bom, um lugar que precisa disso, não deve ser...)

1:00 PM, December 14, 2007  
Blogger Sara said...

Acho que devemos ter um pouco mais em nossa dieta diária, incluindo sushi e deve ser muito mais barato como sendo kosushi para que possamos manter em nossas casas.

6:55 PM, November 25, 2012  

Post a Comment

<< Home